6 Fevereiro 2019      14:03

Está aqui

Alqueva "não está preparada" para acolher milhares de imigrantes

Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, defende que a região não está preparada para acolher os milhares de imigrantes que ali chegam para fazer trabalhos agrícolas.
Pita Ameixa defende que há um problema de mão-de-obra sazonal mas que a região não tem condições para alojar os imigrantes que recebe, vindos de Leste e da Ásia e considera que parte da responsabilidade é da EDIA por considerar que o papel da empresa que gere Alqueva não se deve limitar às infraestruturas mas também ao desenvolvimento.
 
O autarca considera que a lógica da EDIA na região foi a de "seja o que Deus quiser" e que esta se limitou a construir infraestruturas para levar a água do Alqueva aos terrenos  e que há falta de articulação entre instituições do Estado, municípios e empresas interessadas na mão-de-obra.
 
Pita Ameixa defendeu também maior dignidade no acolhimento aos imigrantes, numa sessão ontem, onde participaram os secretários de Estado das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização, no âmbito da apresentação da nova legislação de vistos de entrada e autorizações de residência de cidadãos estrangeiros no País.
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.