16 Novembro 2018      22:44

Está aqui

Almaraz fecha em 2021?

A central espanhola de Almaraz, junto ao Tejo e a cerca de 100km dos distritos de Portalegre e Castelo Branco, cumpre 40 anos em 2021 e os movimentos antinucleares e ambientalistas defendem o seu encerro nessa data.

Esta semana, o secretário de Estado da Energia do governo espanhol, José Domínguez, realizou um anúncio importante neste sentido e referiu que o governo espanhol não prevê alargar a vida útil de nenhuma das suas centrais nucleares para além dos 40 anos.

Recordamos que a Central Nuclear de Almaraz – a funcionar desde 1980 – já ultrapassou em quase uma década o seu útil de vida e tem apresentado várias falhas, com registo de alguns incidentes nos últimos anos. E que, já este ano, o governo espanhol autorizou a construção de armazém de resíduos nucleares perto da Central. Caso acontecesse um acidente na central nuclear de Almaraz, de acordo com algumas associações ambientalistas, poderia afetar cerca de 800 mil portugueses.

O governo espanhol tem mesmo omitido algumas informações e relatórios do Governo português o que levou o eurodeputado Carlos Zorrinho a questionar o procedimento espanhol na Comissão Europeia.

A confirmar-se o desmantelamento da central, a operação exige muitos cuidados e poderá demorar décadas a ser completada.

 

Imagem de blobsvc.wort.lu

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.