9 Maio 2020      11:51

Está aqui

Almaraz - a central nuclear mais próxima do Alentejo aberta até 2028

Almaraz é a central nuclear espanhola mais próxima do Alentejo, a 110km, foi esta semana autorizada pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol a estar aberta até outubro de 2028. O seu período de vigência terminava em junho deste ano.

Propriedade da Iberdrola, Endesa e Naturgy, está em funcionamento desde 1981 e teria uma vida útil de cerca de 40 anos, no entanto, tem apresentado várias falhas e avarias, levando mesmo a vários alertas por parte das associações ambientalistas, eurodeputados portugueses e até a pedidos de explicação por parte do governo português.

 

A decisão do CSN inclui 13 limites e condições para o estender do prazo até 2028, mas nem isso minimiza os efeitos da continuidade, sendo os ambientalistas do “Movimento Ibérico” – composto por mais de 50 organizações portuguesas e espanholas - opina que a continuidade da central nuclear é de gravidade extrema.  

Esta decisão do CSN carece ainda de aprovação do Ministério para a Transição Ecológica espanhol.

De acordo com o ministro do Ambiente e da Ação Climática português, Matos Fernandes, “Espanha está a fazer o que estava previsto com a central de Almaraz", sendo que os espanhóis mantêm o compromisso assumido com Portugal que Almaraz será uma das primeiras centrais nucleares a fechar em Espanha.

 

Imagem de ecologistasenaccion.org

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.