4 Outubro 2020      09:35

Está aqui

Aljustrel: uma homenagem à mina e aos mineiros com os olhos no futuro

Será ao abrigo do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, que vão nascer duas iniciativas em Aljustrel, integrando o projeto “Trilhos da Memória”, no novo Parque Mineiro de Aljustrel.

Neste parque em desenvolvimento - que é também uma forma de homenagens a uma marca identitária do concelho: a mina e os mineiros - além do centro interpretativo e do comboio turístico, existem já cerca de 12km de caminhadas mineiras, o maior percurso mineiro urbano do país.

O Centro Mineiro será em espaço aberto e os visitantes poderão aceder ao interior de uma antiga galeria da mina. No espaço envolvente estarão as antigas locomotivas e outro material circulante que foi utilizado em longas décadas nas minas de Aljustrel

Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, considera o projeto essencial para a valorização turística do concelho, que integra a rota da Nacional 2, e pretende dar a conhecer a todos os que visitam o concelho alentejano este património e as memórias vivas das suas gentes.

O investimento no centro interpretativo e no comboio é de cerca de 430 mil euros e prevê-se que o projeto esteja concluído no final de 2021. O investimento total no Parque ascende aos 6 milhões de euros e, além da vertente turística, terá vertentes com base na Investigação e Desenvolvimento, formação e qualificação associada ao setor mineiro e recuperação e valorização ambiental.

As minas situam-se na faixa piritosa ibérica - que vai de Grândola a Huelva, no sul de Espanha - e, no final do séc. XIX e princípios do séc. XX, era um dos principais complexos mineiros nacionais.

A sua exploração remonta a fenícios e cartagineses, mas foi com os romanos que ganhou importância e se desenvolveu grandemente, entre os séc. I e III d.c. A zona mineira chama-se Metallum Vipascencis e existia um povoado próximo denominado Vipasca. Desta época, em 1876 e 1906, foram encontradas duas tábulas de bronze e que representam os mais completos documentos escritos da administração mineira romana encontrados até hoje.

 

 

Imagem de mineralienatlas.de