14 Fevereiro 2022      10:11

Está aqui

Aljustrel recebe residências artísticas internacionais

O município de Aljustrel, através de um memorando de entendimento estabelecido com a Companha de Teatro Lendias d’Encantar, vai receber residências artísticas de cariz internacional, adianta a Rádio Castrense.

Segundo a mesma fonte, este programa irá ter início durante este mês de fevereiro e irá decorrer até julho no concelho de Aljustrel, estando dividido em cinco partes: atores, dramaturgia, criação coreográfica, investigação e produção.

De acordo com a autarquia, “as candidaturas, essas, estão a decorrer até ao dia 20 de fevereiro e o programa dirigir-se-á a 12 participantes, sendo selecionados 4 atores, 2 coreógrafos, 3 dramaturgos, 2 investigadores e 1 produtor, provenientes do espaço Iberoamericano”.

O município explica ainda que “o desenvolvimento mineiro no concelho de Aljustrel será a base fundamental para a investigação e os trabalhos concorrentes serão criados em torno deste tema, que marca a identidade e as vivências deste território. Em destaque estará a realidade do processo mineiro, desde o início da sua história até à atualidade, e através de diferentes artes performativas, desde o teatro, passando pela dança e até à investigação”.

Neste sentido, todos os concorrentes ficarão em residência artística durante quatro semanas, podendo desenvolver os seus trabalhos em permanência no concelho, que posteriormente serão dados a conhecer.

“Para o Município de Aljustrel, esta é mais uma oportunidade para promover as artes e a cultura e para deixar uma marca positiva no território, envolvendo a população e fomentando a dinamização de atividades diferenciadoras e enriquecedoras para todos. Trata-se de mais uma colaboração mútua, que envolve a Câmara de Aljustrel, a Lendias d’Encantar e a CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, e que se espera que seja profícua para ambas as entidades, mas sobretudo para a comunidade” conclui a câmara.