3 Janeiro 2016      11:58

Está aqui

ALJUSTREL MAIS INCLUSIVO

O Município de Aljustrel, em parceria com entidades locais, candidatou-se ao o projeto "COOL +" do programa “Escolhas”.

Este projeto durará três anos e representará um investimento de 208 mil euros de modo a promover e consolidar as competências pessoais, sociais, emocionais e morais – e aumentar a autonomia e a autoestima – de crianças e jovens em risco, bem como as suas famílias, no concelho de Aljustrel.

Este programa, o “Escolhas”, intervém de modo estrutural na vida de crianças dos seis aos dezoito anos e o "Cool +" alerta para comportamentos de risco e tenta fomentar a diminuição de comportamentos desviantes e de risco e promover a interculturalidade".

O Programa Escolhas – de âmbito nacional e promovido pelo governo -  tem como objetivo a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Estrutura-se em cinco áreas estratégicas de intervenção: Educação e formação; Empregabilidade e emprego; Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários; Inclusão digital; e Capacitação e empreendedorismo.

Foi criado em 2001 e vai para a sua sexta geração. É promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, IP e financiado pelo Instituto da Segurança Social, pela Direção Geral de Educação e pelo Fundo Social Europeu, através do POCH/QREN.

 

Imagem daqui