13 Outubro 2018      16:30

Está aqui

Alerta: Furacão Leslie pode atingir Alentejo

O furacão Leslie está a chegar a Portugal continental e pode atingir o Alentejo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, já a partir das 18h de hoje, são 13 os distritos que estão em alerta vermelho da Proteção Civil com a aproximação do Furacão Leslie, entre eles o distrito de Setúbal.

O período que se prevê de maiores complicações será entre as 21h de hoje e as 6h de domingo e se vive nas zonas em alerta vermelho, as recomendações são as de que não saia de casa e evite completamente o trânsito em zonas costeiras.

São esperados períodos de vento forte com rajadas superiores a 130 km/h e forte agitação marítima com ondas superiores a 7 metros; podem mesmo atingir 13/14 metros de altura máxima. 

Existem aina alertas para a possibilidade de cheias, queda de árvores, estragos em estruturas suspensas ou montadas, piso escorregadio e formação de lençóis de água nas estradas.

Os distritos de Évora e Portalegre estão em alerta amarelo e o de Beja em alerta laranja, uma vez que se agrava o estado do mar na costa sudoeste.

Prevê precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, a partir das 22h de hoje e durante as primeiras horas da madrugada.

Quanto ao vento, prevê-se vento forte com rajadas até 90 km/h., entre as 22h00 de dia 13 até às 7h de dia 14.

Face à previsível ocorrência de trovoada e descargas elétricas frequentes deve permanecer no interior dos edifícios e manter-se afastado no mínimo um metro das janelas e paredes e desligar a televisão, computador e outros aparelhos elétricos e evitar usar o telefone fixo de ligação por cabo direto à rede, exceto em caso de emergência;

Se estiver no exterior deve evitar situações que ofereçam pouca proteção contra raios; tais como abrigo em pequenas construções não protegidas, como palheiros, celeiros, tendas ou telheiros e deve manter a distância de redes, tubos metálicos, cercas de arame, varais metálicos e elétricos. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas ou numa área florestal.

Nos Estados Unidos, a imprensa e as entidades meteorológicas estão a acompanhar a situação com especial cuidado e, também, por causa da tempestade, até a grelha das estações televisas está a sofrer alterações, sendo que, na SIC Notícias, o programa “Eixo do Mal” será emitido hoje às 22h e não, como habitual, às 23h58, sendo que a partir das 23h irá transmitir uma emissão contínua dedicada ao “Leslie”.

 

Fotografia de Ian Froome em estudos.gospelmais.com.br

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão