30 Outubro 2019      11:19

Está aqui

Alentejo vai produzir 150 hectares de abacate

Uma plantação de 150 hectares vai nascer em Alcácer do Sal, numa parceria feita entre a Granfer, empresa de Óbidos especializada na produção e comercialização de frutícolas, e a gigante sul africana Westfalia, com quem foi feita uma joint venture para a criação de uma empresa especializada na produção de abacate: a Westfalia Fruit Iberia.

A notícia é avançada pela Vida Rural, onde Daniel Ferreira, country manager desta nova empresa, revelou que Westfalia Fruit Iberia é detida em partes iguais pelas duas empresas (Granfer e Westfalia) e vai dedicar-se exclusivamente ao negócio do abacate, com a plantação de 150 hectares no Alentejo numa propriedade única, em Alcácer do Sal. “Neste momento está plantado cerca de metade do projeto e a segunda metade será plantada na próxima Primavera”.

A variedade escolhida para a produção alentejan é a Hass, a mais comercializada em todo o mundo e que representa 90% das vendas mundiais deste fruto, mas também na exclusiva Gem, “uma variedade desenvolvida pela Westfalia em parceria com a Universidade da Califórnia, e cujos royalties são detidos pelos nossos parceiros”, avançou Daniel Ferreira.

A plantação iniciou há cerca de dois anos e este ano será o primeiro com produção teste. A ideia é exportar para os países europeus onde a Westfalia já tem negócio.

Ainda segundo a Vida Rural a decisão de plantar uma cultura sub tropical como o abacate no Alentejo foi ponderada face às grandes amplitudes térmicas, com calor excessivo nos meses mais quentes e temperaturas demasiado baixas e risco de geadas em outras alturas do ano.

 

Imagem de capa de https://g1.globo.com