Vítor Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo, afirma que este ano “foi o melhor ano turístico de sempre” no Alentejo, e que as expetativas foram ultrapassadas.
Em declarações à Planície, o presidente diz que este verão tem sido “bastante bom, de acordo com as previsões que já tínhamos”, e que, relativamente a 2019, as expetativas foram ultrapassadas em cerca de 20%.
Quanto às perdas de 2020 e 2021, Vítor Silva salienta que “ainda não estão recuperadas, mas os valores são muito positivos. Podemos dizer que estamos bastante satisfeitos”.
Além disso, segundo o responsável, o perfil do turista que visitou a região este ano foi diferente. Vítor Silva lembra que, em 2021, a recuperação foi feita praticamente com os turistas portugueses, uma vez que ainda decorria a pandemia e os impedimentos para viajar. Contudo, este ano os estrangeiros voltaram a procurar o Alentejo para passar férias.
“Recuperámos quase totalmente. Temos apenas uma perda de cerca de 6% relativamente a 2019”, assegura o presidente da ERT.
Para atrair mais turistas nacionais, a Entidade Regional do Turismo do Alentejo e do Ribatejo tem lançado várias campanhas promocionais em alturas “chave” do ano. Para Vítor Silva, estas ações são importantes “para fidelizar o público nacional, os residentes em Portugal com campanhas fortes no Alentejo e Ribatejo”.
A primeira campanha foi lançada no início do ano, dirigida à Páscoa, sob o lema “Há um Lugar”. Já a segunda campanha foi lançada antes do verão, enquanto a terceira estará pronta para outubro. A estratégia pensada pela ERT está direcionada para “o fim do ano, porque também é importante para a nossa região”, refere Vítor Silva.
Relativamente à promoção internacional, é a Agência de Promoção Turística que trata das campanhas, apostando, atualmente, nos mercados norte-americano e brasileiro.
Fotografia de radiocastrense.pt