18 Abril 2016      11:52

Está aqui

ALENTEJO TEM PROJETO FINALISTA NO FAZ - IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA

A Sociedade de Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora, é uma das 10 finalistas do concurso FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, concurso de ideias de empreendedorismo social promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e dirigido à diáspora portuguesa. O objetivo do concurso consiste em promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.

O projeto Sociedade do Bem é uma ideia inovadora que alia a implementação de programas de desenvolvimento emocional e social - Empatia, altruísmo e positividade nas crianças -, à interação com um”heartbuilder”, uma pessoa que tem uma intervenção positiva na sociedade e que inspira as crianças através do seu exemplo. Entre os “heartbuilders” ou mentores convidados, destacam-se nomes como Silvino Costa Neves, Presidente da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora ou João Cutileiro, escultor cuja obra é de reconhecido mérito a nível internacional.

Na declaração oficial na página do concurso, Pedro Oliveira, Presidente do Júri considera que “com um total de 53 candidaturas de grande qualidade, o júri teve dificuldade em escolher as 10 ideias de origem portuguesa a apurar para a final. Estes projetos empreendedores originados na diáspora que agora apresentamos demonstram o melhor da criatividade e solidariedade do povo Português: são ideias inspiradas e inspiradoras para um Portugal melhor.”

Para Susana Pedro, fundadora da associação, “ver a Sociedade do Bem entre os finalistas de um concurso como o FAZ-Ideias de Origem Portuguesa é um reconhecimento muito importante do trabalho que temos vindo a desenvolver e esta projeção irá, certamente, facilitar o processo de replicação deste projeto a nível nacional”.

Desde projetos que visam prestar cuidados pós-parto ao domicílio, implantar árvores em jardins e espaços públicos que disponibilizam wi-fi ou salvaguardar a cultura da arquitetura em terra, são várias as ideias que disputam agora os 3 primeiros lugares, cujo prémio, no valor de 50 mil euros, é destinado ao financiamento dos projetos.

Os vencedores serão conhecidos a 10 de junho numa cerimónia que conta com a presença do Presidente da República.

Conheça os 10 finalistas:

http://2016.ideiasdeorigemportuguesa.org/ideias/finalistas

Acompanhe a atividade da Sociedade do Bem em https://www.facebook.com/sociedadedobem.org/?fref=ts

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.