16 Dezembro 2020      11:55

Está aqui

Alentejo regista crescimento do PIB motivado pela atividade de Sines

A região do Alentejo registou um crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) durante 2019, enquanto as restantes regiões do país registaram igualmente crescimentos, com a média nacional a fixar-se nos 2,2%, destacando-se o contributo da atividade turística, adianta a agência Lusa.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que refere que, apesar das diferentes evoluções, “todas as regiões registaram crescimentos do PIB em termos reais”, adiantando que no Norte o crescimento foi idêntico ao do país, “apesar do decréscimo (-0,7%) registado no VAB do ramo da indústria e energia, principal atividade na região”.

Adicionalmente, o INE destaca que no Alentejo, o impacto é “determinado pela contração significativa da atividade do ramo da indústria e energia, em particular em unidades de grande dimensão do setor petroquímico, instaladas no complexo portuário, industrial e logístico de Sines”.

Os resultados provisórios das Contas Regionais de 2019 indicam ainda que “o PIB do país registou um crescimento nominal de 4,0% e real de 2,2%”.

Quanto ao crescimento nominal, apesar de todas as regiões apresentarem variações nominais positivas, os crescimentos nominais mais baixos foram verificados na Região Autónoma da Madeira (2,6%) e no Alentejo (2,4%).

 

Fotografia de transportesenegocios.pt