27 Abril 2019      12:30

Está aqui

Alentejo recebe refugiados sírios e iraquianos

O Alentejo vai receber refugiados sírios e iraquianos e que chegaram a Portugal nas últimas duas semanas.

São 49 refugiados sírios vêm da Turquia e chegam a Portugal ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. 

Destes 49 cidadãos, 30 são adultos e 19 crianças, da Síria e do Iraque, e, em Évora,foram acolhidos pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)/ Plataforma de Apoio aos Refugiados e pela União das Misericórdias Portuguesas em Beja.

Na Turquia, estas pessoas estavam sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e, em novembro do ano passado, integraram a missão de seleção realizada por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) naquele país.

A Comissão Europeia, conta que, até 2019, sejam reinstaladas na União Europeia 50 mil pessoas que carecem de proteção internacional. Respondendo ao apelo internacional, Portugal manifestou disponibilidade para reinstalar até 1010 refugiados que estavam sob a proteção do ACNUR na Turquia e no Egito.

Estes 49 refugiados juntam-se assim aos 13 cidadãos - 7 adultos e 6 menores (3 famílias e 1 cidadão isolado - também da Síria e do Iraque, e que tinham sido acolhidos em Lisboa e Braga.

Ao todo, são já 132 pessoas acolhidas por entidades como o Centro Português de Refugiados, Peaceful Paralell, Município de Proença-a-Nova, Município de Lisboa, Município do Alvito, e a Cruz Vermelha Portuguesa; e em municípios como o Alvito, Coimbra, Elvas, Gondomar, Lisboa, Loures, Olhão, Proença-a-Nova, Sintra, São João da Madeira e Vila Viçosa.

 

Imagem de infocarlospaz.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão