22 Novembro 2022      11:18

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Alentejo promove turismo e região no Brasil

As Agências de Promoção do Alentejo, do Porto e Norte de Portugal vão promover, até dia 25 de novembro, um “roadshow” pelas duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, para apresentar a oferta turística das regiões e a captação de investimento.

De acordo com a Planície, esta missão conta com a presença de 14 empresas e sete elementos institucionais do setor e insere-se na iniciativa Invest in Alentejo, da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O objetivo é recuperar o posicionamento da região do Alentejo no mercado brasileiro, através da apresentação da renovada oferta turística do Alentejo, cimentada na exclusividade e sustentabilidade, junto dos novos operadores e agentes.

Note-se que, em 2019, o Brasil era o segundo mercado externo mais relevante em termos de investimento, mas perdeu essa força devido à pandemia e à crise económica que tem abalado o país.

Segundo a mesma fonte, a apresentação ficou marcada pela realização de dois grandes eventos orientados para os agentes de viagens e jornalistas, num formato de experiência imersiva que utilizou elementos fortes de cenografia e decoração para criar espaços “instagramáveis”, com foco nas experiências que caracterizam o Alentejo.

Além disso, foi ainda criado um lounge com a projeção do vídeo promocional da região, dotado de um espaço para reuniões entre empresários e convidados.

Para além dos eventos, a agenda deste programa é composta por diversas reuniões e ações de formação com as agências de viagens fortemente enraizadas no mercado brasileiro, como a Abreu, Teresa Perez, TGK Travel e Agaxtur.

Vítor Silva, presidente da Turismo do Alentejo – ERT e da Direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), destaca que “é importante, senão mesmo vital, investir para recuperar um mercado que tem uma tripla importância para o destino Alentejo. Importante pelo volume que já representou e pode voltar a representar para a região, pelo facto de nos visitar em contraciclo, contribuindo para a atenuação da sazonalidade, e importante pelo gasto médio diário efetuado por turista, que ronda o dobro do valor despendido por um turista europeu”.

Já João Maria Grilo, Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, afirma que “o turismo é um eixo de elevada importância para o Alentejo e um dos principais setores exportadores da região, tendo registado, nos últimos anos, um crescimento notável nas várias componentes de oferta”.

 

Fotografia de costacruzeiros.com