3 Fevereiro 2020      16:18

Está aqui

Alentejo produz metade da energia fotovoltaica do País

O mais recente relatório da Direção-Geral de Energia e Geologia mostra que o país em 2019 produziu o dobro da energia fotovoltaica do que em 2014 e que cerca de metade da produção nacional está no Alentejo, onde a energia solar já representa 12% de toda a eletricidade consumida na região, como avança hoje o separador de economia do Expresso.

A produção de energia solar fotovoltaica em Portugal tem crescido de ano para ano, à medida que vão nascendo de Norte a Sul do país novas centrais solares de larga escala, à boleia de uma substancial redução no custo dos módulos fotovoltaicos. Os últimos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o país gerou no ano passado 1276 gigawatts hora (GWh) de energia fotovoltaica, um pouco mais do dobro dos 627 GWh que tinha produzido em 2014.

A preferência dos novos investimentos pelo Alentejo deve-se à sua exposição solar e sua própria preferência por energia fotovoltaica é indicada pelos dados disponíveis. O Alentejo teve em 2019 uma produção fotovoltaica de 580 GWh. O que equivale a quase 12% de todo o consumo anual de eletricidade da região. Em comparação, a região Norte produziu 149 GWh de energia fotovoltaica em 2019, o que corresponde a sensivelmente 1% do seu consumo anual.

Segundo a mesma fonte, no final do ano passado estavam instalados em Portugal 828 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica. Há cinco anos eram 418 MW.

 

Imagem de capa de bomdia.ch