12 Março 2017      15:27

Está aqui

ALENTEJO PIONEIRO NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÓNICAS

Há um projeto-piloto pioneiro no Alentejo no que às doenças respiratórias crónicas diz respeito.

O “Projeto-Piloto das Espirometrias nos Cuidados de Saúde Primários” surge pela mão da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central e pretende a um diagnóstico precoce e a monitorização da doença pulmonar obstrutiva crónica e da asma.

A iniciativa envolve uma unidade móvel que se desloca pelos centros e extensões de Saúde do distrito de Évora e que realiza espirometrias (exame à função respiratória) para efeitos de diagnóstico e monitorização de utentes, essencialmente aqueles que têm doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e asma brônquica.

O projeto está no terreno desde outubro e abrange os 14 concelhos do distrito de Évora; veio dar resposta às requisições dos médicos de família para a realização das espirometrias que permitam um diagnóstico atempado destas doenças.

Segundo a Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora já não tinha capacidade para dar resposta ao número de requisições dos médicos de família, havendo algumas centenas de pedidos em atraso e este projeto piloto do ACES - inovador a nível nacional - veio dar uma resposta muito positiva.

 

Imagem de mediaserver4.rr.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.