13 Setembro 2020      10:35

Está aqui

Alentejo no vermelho

Hoje, domingo, o Alentejo está pintado a vermelho pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) devido ao risco de incêndio dada a persistência de tempo quente e seco.

Aos distritos de Portalegre, Évora e Beja, juntam-se mais seis em Portugal continental: Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Setúbal e Santarém

As populações destes distritos estão a receber estas informações via SMS e todo o país se encontra com temperaturas acima dos 30ºC, sendo que, em alguns locais do Alentejo e do Ribatejo os termómetros podem mesmo chegar aos 40 graus.

A ANEPC refere que devido à “persistência de tempo quente e seco com agravamento nos índices de risco de incêndio rural para muito elevado e máximo para grande parte do território nacional”, durando o aviso até às 23h59 de domingo e estando, durante este período, proibida a realização de queimas e queimadas e o uso de fogo-de-artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, além de estar proibido o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais que integrem os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios. A caça também está proibida, bem como a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também alertou para a esta persistência do tempo quente e seco, o que tem um forte impacto no risco de incêndio, e que se deve à influência de uma massa de ar proveniente do norte de África.

Com passar do dia, o céu irá apresentar um aumento de nebulosidade, o que pode trazer precipitação na segunda-feira acompanhada de uma descida de temperatura.

 

Imagem de vidadebombeiro.com.pt