O Stargazing pode ser um dos actos mais universalmente humanos que existem; como espécie, temos observado as estrelas desde tempos imemoriais, mapeando os céus, guiando as nossas viagens seguindo o cosmos, procurando compreender a natureza do espaço... e também, simplesmente apreciando a beleza das estrelas.
Hoje em dia, os nossos grandes centros urbanos criam demasiada poluição de luz, tornando-se quase impossível observar as estrelas. Mas admirar as estrelas deve estar na nossa própria natureza - o astroturismo tem vindo a aumentar constantemente, as pessoas procuram formas de aprender a observar devidamente o céu e as estrelas, e existem paraísos de natureza isolada e céus escuros em todo o mundo, protegidos, mantidos, e à espera de ansiosos observadores de estrelas e viajantes que procuram observar a imensidão do céu nocturno e os seus muitos fenómenos inspiradores.
Segundo a thetravel.com, o Dark Sky Alqueva está no top 10 dos melhores locais para obervar as estrelas.
A reserva é o primeiro destino UNESCO Starlight no mundo, com uma poluição de luz mínima e vistas claras sobre as estrelas e a Via Láctea.
O Dark Sky Alqueva oferece aos viajantes visitas guiadas, apresentações educacionais, visitas de observação, a olho nu, e oportunidades de observações astronómicas com telescópios de alta tecnologia, ou simplesmente passear sob o mar de estrelas de Portugal.
Fonte: www.thetravel.com