17 Dezembro 2016      19:47

Está aqui

ALENTEJO NA VANGUARDA DOS CUIDADOS CONTINUADOS

Começou a ser testada, em Évora, uma experiência inovadora na área dos cuidados continuados e que pretende uma melhoria do acompanhamento e cuidados aos doentes que poderão ser acompanhados profissionalmente, durante 24 horas, no seu domicílio.

Para garantir este serviço estará uma equipa de 15 profissionais de cuidados continuados integrados que vão acompanhar, nesta fase, 25 pacientes.

O serviço de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central foi apresentado esta semana, na presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social e que visa a prestação de serviços domiciliários e presta cuidados de saúde de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas.

A experiência deste serviço vai decorrer durante um ano, data em que será avaliada. Pretende manter o foco no paciente, que se mantêm em sua casa, mais que na cama ou na vaga que ocuparia num hospital e evitando a institucionalização do paciente mantendo-o num espaço de conforto que lhe é familiar.

Mas há um outro projeto piloto na área da saúde, o MCDTs Direto.

O MCDTs Direto vai permitir que os utentes do concelho de Évora a possibilidade de num único momento, ter acesso à Consulta, ao Diagnóstico e à Terapêutica, através dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Assim, ao deslocar-se à sua Unidade de Saúde Familiar - seja em consulta agendada, seja por consulta aberta – o utente terá acesso à realização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT's), protocolados com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), tais como RX e análises clínicas, inicialmente para situações respiratórias agudas, não necessitando passar pelo Serviço de Urgência como habitual, mas dirigindo-se diretamente ao serviço de imagiologia ou de patologia clínica, onde já terá os seus exames devidamente agendados.

Os resultados destes exames será disponibilizado automaticamente, através da plataforma, ao respetivo médico de família.

 

Imagem de incot-psicologos.com

1 Comment

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.
VITORIA MARIA C... (não verificado)    3 anos 6 meses
Comentário: 
Tenho o meu pai com 89 e a mãe com 86 precisam ambos de apoio ao domicilio