5 Abril 2020      11:03

Está aqui

Alentejo: IPDJ põe jovens a apoiar idosos

Chama-se Programa “Apoio Maior” e o objetivo é dar resposta ao apoio comunitário de pessoas em isolamento.

Esta é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) numa parceria com a Associação Nacional de Juntas de Freguesia (ANAFRE), sendo que a Direção Regional do Alentejo, dirigida por Miguel Rasquinho, conseguiu ser o território piloto e vai avançar já com este programa de voluntariado jovem para apoiar as comunidades desfavorecidas e vulneráveis no período de isolamento.

Se o isolamento é a realidade de muitos, a pandemia provocada pela Covid-19 e as suas medidas de mitigação levaram ao isolamento de ainda mais pessoas desprotegidas que têm sido apoiadas pelas autarquias locais.

Com este programa, o IPDJ espera conseguir dar resposta e ajudar aqueles que já estão no terreno, sobre tudo no que toca ao apoio à distribuição de bens alimentares e medicamentos, bem como no esclarecimento de dúvidas à comunidade.

Também através do telefone ou internet os jovens podem vir a auxiliar no esclarecimento de dúvidas. Para este programa, os voluntários vão beneficiar de formação, seguro e uma bolsa de apoio diária, sendo que o perfil necessário é ter entre os 18 e 30 anos, disponibilidade para este programa de voluntariado e identificação com a resposta que está a ser realizada na sua freguesia.

As candidaturas são feitas através do portal programas.juventude.gov.pt. mas para um apoio mais direto no Alentejo, podem contactar em Portalegre: Dina Crespo - Dina.Crespo@ipdj.pt; em Évora, Gabriela Segurado - Mgabriela.Segurado@ipdj.pt; e em Beja, Sandra Pires - sandra.pires@ipdj.pt.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.