26 Julho 2018      09:31

Está aqui

Alentejo inaugura Ourika, uma nova Central Fotovoltaica de 100 hectares

A nova Central Fotovoltaica Ourika!, que custou 35 milhões de euros e ocupa 100 hectares de terreno, em Ourique, no Baixo Alentejo, foi inaugurada ontem pelo ministro da Economia, Caldeira Cabral, pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e pelo diretor-geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

O investimento pertence à MorningChapter - uma parceria dos grupos Solaer e Prosolia Energy - que construiu a primeira central solar de grandes dimensões da Europa para operar em regime de mercado, sem tarifas garantidas ou outros subsídios estatais que acarretam custos para os consumidores e contribuinte.

A nova central já está a produzir energia suficiente para abastecer 25 mil lares, evitando cerca de 45 mil toneladas de gases com efeito de estufa, e tem 46 megawatts (MWp) de potência, fornecida por 142 mil painéis fotovoltaicos, que produzem 80 gigawatts-hora (GWh) de energia po ano.

A energia produzida pela Ourika!, a primeira central solar a ser licenciada em Portugal para operar em regime de mercado, vai reduzir a dependência energética nacional e europeia, já que vai ser vendida no mercado ibérico e comunitário.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

 

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.