2 Abril 2021      10:26

Está aqui

Alentejo: equipamentos culturais e monumentos reabrem segunda-feira

A Direção Regional de Cultura do Alentejo anunciou que os equipamentos culturais, monumentos e sítios afetos à entidade vão reabrir ao público a partir de segunda-feira, dia 5 de abril.

De acordo com o portal Sul Informação, a entidade referiu que “irá reabrir, em muitos casos em colaboração com vários municípios da região”, vários equipamentos, entre os quais se incluem “a Igreja da Torre do Salvador (Évora), a Gruta do Escoural (Montemor-o-Novo), a Torre do Castelo de Évora Monte (Estremoz), os castelos de Belver (Gavião), Amieira do Tejo (Nisa), Elvas e Viana do Alentejo, a Villa Romana de Torre de Palma (Monforte), os sítios arqueológicos de S. Cucufate (Vidigueira) e de Miróbriga (Santiago do Cacém), o Museu Regional Rainha D. Leonor (Beja) e o Circuito arqueológico da Cola (Ourique)”.

Contudo, haverá regras que será necessário cumprir, “de modo a assegurar o cumprimento das normas de saúde e segurança em vigor”.

Neste sentido, a a DRCAlentejo informa que “utilizará a linha gráfica de sinalética STOP COVID, que criou para o efeito, em 2020, e disponibilizou a agentes culturais e municípios, entre outras entidades da região. Esta linha de sinalética incide na obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos equipamentos culturais, bem como na necessidade de se manter o distanciamento físico recomendado, de 2 metros, entre outras indicações pertinentes”.

Já a EDIA – Empresa De Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva divulgou que o Centro de Interpretação de Alqueva e o Parque de Natureza de Noudar vão reabrir igualmente a 5 de abril, enquanto o Museu da Luz irá abrir no dia 6.

A empresa, que gere todos estes equipamentos, refere ainda que o Centro de Interpretação de Alqueva, situado junto à barragem de Alqueva, ficará aberto nos horários normais, de segunda-feira a domingo, e terá um número limitado de pessoas por visita, respeitando ainda todas as regras de higiene e etiqueta.

Também o Parque de Natureza de Noudar, situado em Barrancos, regressará à sua atividade dentro das regras da Direção Geral da Saúde.

Com a reabertura destes equipamentos, a EDIA diz esperar “poder contribuir para o processo de desconfinamento gradual e seguro, colocando ao serviço das populações os seus locais de visita, adicionando mais estas opções a quem procure a região”.

 

Fotografia de portugaldelesales.pt