6 Janeiro 2018      12:44

Está aqui

ALENTEJO EM DESTAQUE NOS PRÉMIOS DA NATUREZA

Os Prémios ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas 2017 vão financiar três projetos, até 50 mil euros cada, e atribuiu quatro menções honrosas. Um prémio e uma menção estão ligados ao Alentejo.

Um projeto da Universidade de Évora, o da recuperação de espécies de zonas húmidas temporárias foi um dos grandes vencedores e um dos três distinguidos entre as 84 candidaturas recebidas.

Os Prémios ICNF 2017 - Uma Ideia Natural foram entregues pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e são prémios que pretendem apoiar projetos que contribuam para a conservação de valores e recursos naturais, a promoção ou manutenção da biodiversidade, assim como o restauro de habitats ou a valorização do território, com base nos sistemas e espécies autóctones.

Alvo de uma menção honrosa foi o projeto da Câmara Municipal de Mértola e que pretende preservar o "Francelho de Mértola" (na imagem) através da manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiro-das-torres (falco naumani) e onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão ameaçada nível global.

Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana, em 2001 existiam 68 casais de Peneireiro-das-torres na vila de Mértola. Em 2017, só foram registados 39 casais, um a diminuição de quase 43% na população.

 

Imagem de visitmertola.pt