22 Maio 2018      12:02

Está aqui

Alentejo e Ribatejo ganham estrutura para desenvolver atividades cinematográficas

O Alentejo e Ribatejo já têm uma estrutura para fins cinematográficos, a «Alentejo e Ribatejo Film Commission» (ARFC), a nona Film Commission, que foi criada no nosso país, em setembro de 2017, abarca 58 municípios (47 no Alentejo e 11 no Ribatejo), cobrindo cerca de 1/3 do território continental português e que foi fundada por pessoas ligadas ao mundo audiovisual e que está a operar desde março deste ano.

«Esta Alentejo e Ribatejo Film Commission, era um sonho que foi possível transformar em realidade. Portugal em geral e o Alentejo e Ribatejo em particular, oferecem condições únicas para desenvolver atividades cinematográficas, ou dito de outra forma podem disponibilizar situações, pessoas e sobretudo locais extraordinariamente atrativos para projetos internacionais na área do cinema, que como todos assumem é um importante motor da economia.», afirma João Antero, mentor e impulsionador de todo o projeto.

Já foram estabelecidas parcerias com três congéneres portuguesas (as Film Commission do Centro, Algarve e Arrábida) e também com a Universidade Lusófona, cuja Escola de Cinema é bem conhecida. Em fase terminal está a inscrição da ARFC no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), e o lançamento de projetos que possam concorrer ao Portugal 2020, para divulgar as regiões no «trade» cinematográfico.

Um Conselho Consultivo foi recentemente criado, onde têm lugar Ceia da Silva, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo/Ribatejo; Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora; o administrador delegado da Universidade Lusófona; e representantes do Instituto Politécnico de Portalegre; da Comissão Intermunicipal do Alentejo Litoral; da agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e por último da Comissão Nacional da Unesco.

A ARFC pretende em breve lançar três festivais de cinema: um de longas metragens em Santarém, um de animação em Montemor-o-Novo, e um sobre surf em Odemira. Para tal lança uma campanha de associados, e estará presente no Festival Finisterra na Arrábida.

Imagem de capa de Frank Schulenburg

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.