O Serviço Transfronteiriço de Aconselhamento Comunitário (STAC) foi lançado esta quinta-feira numa sessão pública realizada em Évora, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, a implementação e a gestão de Comunidades de Energia.
Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) adianta que esta ferramenta inovadora foi desenvolvida no âmbito do projeto TRANSCOM_EUROACE, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Segundo a mesma fonte, o projeto TRANSCOM_EUROACE visa “promover a cooperação transfronteiriça em matéria de energia sustentável, apoiando o surgimento e consolidação de Comunidades de Energia Renovável (CER) no espaço de cooperação POCTEP”.
Neste sentido, foi dado “um passo decisivo no reforço da transição energética sustentável na região da EUROACE” com o lançamento do STAC, refere a CIMAC.
Esta nova ferramenta, além de apoiar o desenvolvimento, a implementação e a gestão de Comunidades de Energia, promove ainda a partilha de conhecimento, boas práticas e recursos entre atores locais, regionais e transfronteiriços.
A sessão incluiu também a partilha de casos de sucesso inspiradores no contexto das Comunidades de Energia, como a iniciativa Culatra2030; a experiência da Comunidade de Energia da Comenda – Leste II, que sublinhou os desafios e oportunidades no interior alentejano; e a apresentação da comunidade de energia do Salto del Calderón, em Piornal, província de Cáceres, que tem vindo a mobilizar a comunidade local em torno de soluções energéticas sustentáveis.
Fotografia de noctula.pt