31 Maio 2024      10:36

Está aqui

Alentejo destaca-se como “destino de excelência” no enoturismo

O Alentejo registou um crescimento de 26% em 2023 no enoturismo, face a 2024, tendo vindo a destacar-se “como um destino de excelência” nesta área, revela os Vinhos do Alentejo.

Segundo a mesma fonte, citada pelo jornal Planície, a região arrecadou “uma mão cheia” de distinções na 3.ª edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO, onde projetos em Vidigueira, Cuba, Beja e Monforte, foram reconhecidos como os melhores nesta área.

Francisco Mateus, presidente da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, salientou que “o Alentejo foi claramente o vencedor da noite e, estas distinções, são fruto do trabalho de produtores, enólogos e muitos outros profissionais que trabalham diariamente com paixão e entusiasmo, para que a nossa região seja reconhecida nacional e internacionalmente nas diferentes áreas, do enoturismo, aos vinhos, passando obviamente pela sustentabilidade. Continuaremos, juntos, a proporcionar experiências únicas aos nossos visitantes e que unem o que de melhor temos: o vinho, o turismo e as nossas gentes”.

Note-se que o Prémio Nacional de Enoturismo da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) é uma iniciativa de referência no setor que distingue anualmente as melhores empresas, práticas e projetos enoturísticos, contando com 15 galardões distribuídos por diferentes categorias e quatro prémios de “Mérito e Incentivo”, atribuídos por um painel de mais de 250 jurados de renome.

 

Fotografia de vivaovinho.pt