25 Dezembro 2019      11:56

Está aqui

Alentejo com formação avançada em saúde de cavalos de desporto

Lançado pela AL EQUINE 4VETS em parceria com a brasileira EQUARTER chega a Portugal, ao Alentejo, o Treino Avançado em Afecções Locomotoras e Médico-Desportivas dos Equinos, formação altamente especializada que visa dar aos médicos veterinários portugueses a oportunidade de adquirir um nível superior de conhecimento sem terem que se deslocar ao estrangeiro.

Com um painel de formadores de luxo, o curso pretende dar aos médicos veterinários "as competências para melhor gerir os cavalos que acompanham, principalmente aqueles de desporto". Para isso a formação focar-se-à, não só nos no maneio das afecções locomotoras, incluindo a utilização de novas tecnologias que permitem quantificar o grau de claudicação, como em afecções do foro médico (respiratórias, cardíacas, musculares e digestivas) que também podem afectar o rendimento desportivo dos cavalos.

O conjunto de especialistas da formação inclui o colombiano residente no Brasil, Jairo Jaramillo Cárdenas, médico veterinário especializado em patologias locomotoras. A medicina desportiva será assegurada por Emmanuelle van Erck, belga doutorada e diplomada em medicina interna e desportiva, que deixou a Universidade de Liège para liderar a equipa da ESMP (Equine Sports Medicine Practice), que se ocupa essencialmente da monitorização do rendimento desportivo dos cavalos de desporto. Finalmente a análise quantitativa da locomoção vai contar com os clínicos investigadores Marie Rhodin da SLU em Uppsala na Suécia, Filipe Bragança português a trabalhar na Universidade de Utrecht na Holanda e Constanza Gomez Alvarez, colaboradora da mesma universidade e actualmente editora do Equine Veterinary Journal.

A formação vai decorrer no VILA GALÉ em Évora e a componente prática no Centro Veterinário HORSEGLOBALIA , também em Évora. Com uma duração de 4 dias, o primeiro módulo, dedicado às afecções da bacia, anca e soldra arranca a 6 de fevereiro, entre quinta-Feira e domingo.

Segue-se o módulo dedicado às afecções do tarso, metatarso, tíbia, quartela e casco, também de 4 dias, com início a 2 de abril. Depois os módulos das regiões do cotovelo, carpo, metacarpo e boleto, e regiões cervical, ombro e dorso em outubro e dezembro. Os módulos de medicina desportiva e quantificação da locomoção serão em janeiro e março de 2021.

As inscrições, que contam um desconto de 10% para os membros da APMVE e todas as informações podem ser encontradas em https://cursolocomotor.alequine.com/.

 

Imagem de capa de Laila Klinsmann