No 3.º trimestre do ano passado, as exportações da região do Alentejo atingiram um valor total de 503,1 milhões de euros, enquanto o valor das importações ficou em 356,3 milhões de euros.
Estes dados, noticiados pela Rádio Pax, fazem parte do mais recente Boletim Trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, elaborado com informação proveniente do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo este documento, as exportações tiveram um crescimento de 21,9% em relação ao mesmo trimestre de 2021 e de 5,1% em relação ao 2.º trimestre do ano de 2022, com o valor mais significativo a corresponder ao comércio intracomunitário. Por outro lado, o valor referente às exportações de bens no espaço não comunitário está a revelar um crescimento mais acelerado, tendo o valor destas exportações registado uma variação de +41,7% em relação ao trimestre homólogo.
Durante o 3.º trimestre do ano passado, foram os produtos de indústrias químicas, os produtos minerais e os produtos vegetais a liderar as exportações, tal como já havia acontecido no 2.º trimestre.
Já no que respeita às importações para a região alentejana, o destaque vai para o material de transporte, para os produtos das indústrias químicas e para as máquinas e para os aparelhos.
Fotografia de noticiasaominuto.com