16 Dezembro 2018      19:28

Está aqui

Alentejo: campanha 2018/19 com quebra na produção de azeite

O Alentejo é a região nacional líder na produção de azeite – à volta de 80% da produção nacional - existindo cerca de 180 mil hectares de olival que atingem uma produção aproximada de 95.000 toneladas de azeite.

No entanto, prevê-se uma ligeira queda na campanha 2018/19 – face à campanha anterior e que foi considerada positivamente fora do comum - uma vez que a azeitona apresenta um baixo rendimento (são necessárias mais azeitonas para fazer uma quantidade de azeite determinada), de acordo com associações especializadas do setor.

A culpa dever-se-á ao atraso na chegada das temperaturas de verão e de outono, tendo provocado um início mais tardio no processo habitual de produção das oliveiras e que não terá sido suficiente para terminar o processo de síntese de azeite, mas este fator pode até significar uma melhoria na qualidade do mesmo.

Entre as várias associações e instituições olivícolas a queda é ponto assente; a variação vai de uma descida ligeira até aos 15% menos previstos pela Olivum e que, no caso dos seus associados, pode representar uma quebra de faturação na ordem dos 150 milhões de euros.

 

 

Imagem de abraceavida.com.br

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.