5 Janeiro 2023      12:47

Está aqui

Alentejo atinge 80% de taxa de execução dos Fundos de Coesão

A taxa de execução dos Fundos de Coesão do Portugal 2020 atingiu 87% no final de dezembro, com a contribuição da execução de 16% realizada em 2022, cumprindo a meta prevista.

A informação é adiantada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADC) que, segundo o jornal Linhas de Elvas, adianta que a meta de execução do Portugal 2020 fixada para o ano de 2022 para os Fundos da Política de Coesão foi cumprida e ultrapassada em 96 milhões de euros.

Segundo a mesma fonte, até 31 de dezembro de 2022 foi reportada a execução de 18,6 mil milhões de euros de apoio para os Fundos de Coesão, dos quais 3,475 mil milhões foram executados em 2022.

Para a ADC, este valor representa mais 96 milhões de euros do que a meta prevista. Além disso, “a quase globalidade dos Programas atingiu ou ficou muito próximo da meta definida”, nomeadamente o POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), POCH (Programa Operacional Capital Humano), POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e POAT (Programa Operacional Assistência Técnica).

A ADC refere ainda que também as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e da Madeira cumpriram as metas de execução. Abaixo da meta ficaram o Norte (88% da meta anual cumprida), o Centro (92%), Alentejo (80%), Algarve (73%) e Açores (63%).

De acordo com a agência, os fundos da política de coesão do PT 2020 “apoiaram a economia, os territórios e as pessoas num total de 4 mil milhões de euros”.

Atualmente, cerca de 121% do valor programado foi já aprovado, um compromisso que tem em conta a possibilidade de existirem quebras ou desistências nas operações aprovadas.

Em comunicado, a ADC destacou ainda que em 2022 foram executados 484 milhões de euros de fundos do REACT-EU (um instrumento de reforço da Política da Coesão para recuperação da crise provocada pela covid-19).

O REACT-EU atingiu, em 31 de dezembro, uma execução acumulada de 1 436 milhões de euros, representando uma execução de 67% do total de 2,1 mil milhões de euros destes fundos a executar até 2023.

Note-se que a ADC é um instituto público autónomo de regime especial sob tutela do ministério do Planeamento e que coordena a Política de Desenvolvimento Regional e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

 

Fotografia de portugalin.eu