Os 40 anos da adesão de Portugal e Espanha à então designada Comunidade Económica Europeia (CEE) vão ser comemorados hoje, quinta-feira (12), com a iniciativa “Um Rio para Celebrar”, que decorre em Vila Real de Santo António, no âmbito da Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia, noticia o Sul Informação.
Foi no dia 12 de junho de 1985 que Mário Soares, então primeiro-ministro de Portugal, e Felipe González, na altura presidente do Governo de Espanha, assinaram o tratado de adesão às Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).
Entre o pedido de adesão de Portugal à CEE e a assinatura do Tratado decorreram oito anos de negociações, marcados por pareceres, acordos e declarações. Entre 2025 e 2026, a campanha 40 Anos|Años Europa vai promover a reflexão e a celebração transfronteiriças da data e do caminho percorrido no território da Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia.
O presidente da Eurocidade do Guadiana, Álvaro Araújo, é o responsável pela abertura das comemorações de hoje. Depois, está prevista uma mesa redonda, durante a qual será feita uma reflexão acerca dos 40 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha às Comunidades Europeias.
As temáticas desta mesa redonda são “O Papel dos Fundos Europeus e dos Programas Regionais no Desenvolvimento das regiões”, “A mobilização dos fundos europeus de coesão na crise da habitação” e “A cooperação transfronteiriça Alentejo – Algarve – Andaluzia”.
Este momento de reflexão e debate conta com representantes das três regiões, sendo também incentivada a participação do público presente e de todos o que assistem por streaming.
Alguns dos intervenientes nos painéis moderados por Susana Helena de Sousa, do projeto MUROS, são José Mendes Bota, Isaías Rodríguez, Vítor Guerreiro, Aquiles Marreiros, João Maria Grilo, Carillo Alcalá, Margarita Domínguez Cordero, Maria de Lurdes Carvalho, Enrique Millo Rocher, Filomena Sintra, Alberto Fernández e José Apolinário.
Durante esta manhã, há também uma atuação do guitarrista André Ramos, autor do álbum “Reencontro”, uma homenagem às tradições do sul ibérico e recitação de poemas alusivos à efeméride, levada a cabo por alunos da AKIVIDA/UTL – Universidade de Tempos Livres de Vila Real de Santo António e da Escuela Oficial de Idiomas de Ayamonte.
Para a participação neste vento, é necessário ter convite e confirmar a presença, devido à lotação do barco.
Esta tarde, a partir das 19:00, vai ser difundido, no Grande Auditório da RUA FM, em Faro, um debate acerca dos 40 anos de Europa e das iniciativas de literacia política nos territórios, que junta membros da rede Local Councilors no Algarve.
A organização, que conta com o cofinanciamento do Programa regional Algarve2030, inclui um largo conjunto de parceiros no território da Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia. São eles a Eurocidade do Guadiana, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o Conselho Andaluz do Movimento Europeu (CAME), o Projeto Eures TAA, a rede Europe Direct, os Centros de Documentação Europeia no território, bem como as respetivas estruturas de acolhimento, e ainda associações empresariais e outras redes europeias.
Fotografia de ionline.sapo.pt