Tribuna Alentejo
Tecnologia

Alentejo 2030 investe 22,4 milhões para expandir internet de banda larga

O Programa Regional Alentejo 2030 prepara um investimento de 22,4 milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para expandir a conectividade digital no Alentejo, com especial incidência nas zonas do interior e de baixa densidade populacional. A medida foi impulsionada pela assinatura dos contratos para a instalação, gestão, exploração e manutenção das Redes de Comunicações Eletrónicas de Capacidade Muito Elevada, realizada ontem, 3 de julho.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e dos presidentes das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

O presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, sublinha que “o Alentejo só será verdadeiramente competitivo e atrativo se assegurar igualdade de oportunidades no acesso ao digital”, acrescentando que o investimento contribuirá para a “coesão territorial, para a atração de novos residentes e para a criação de melhores condições de vida e de trabalho”.

O investimento visa levar internet de alta velocidade a mais habitações nas zonas menos povoadas, garantindo que, até 2030, todas as famílias tenham acesso a redes de internet de elevada capacidade (Rede Gigabit). Serão apoiadas intervenções de instalação de redes de banda larga fixa e móvel em territórios onde a iniciativa privada não assegura atualmente cobertura adequada.

Artigos relacionados

Câmara de Évora cria novo polo tecnológico de engenharia aeroespacial com a Universidade de Évora

Redação Alentejo

Alentejo Litoral com 4,5 milhões para comprar autocarros elétricos e a hidrogénio

Redação Alentejo

Municípios do Alentejo e Lezíria têm 1 milhão de euros para criar balcões virtuais de atendimento ao público

Redação Alentejo

Governo dá luz verde à produção de caças Super Tucano em Beja

Redação Alentejo

Ponte de Sor suspende o maior evento aeronáutico do País. Portugal Air Summit vai ser repensado

Redação Alentejo

Telescópio de Beja reforça segurança do tráfego espacial com 15,6 milhões de euros da Neuraspace

Redação Alentejo