14 Fevereiro 2020      09:48

Está aqui

Alentejanos em caravana levam ajuda a comunidades remotas em Marrocos

Uma equipa de dois elvenses parte hoje, 14 de fevereiro, do alto alentejo para integrar a caravana Uniraid 2020 e que tem como objetivo ajudar escolas e comunidades isoladas de Marrocos com material escolar, roupa e brinquedos.

Cada equipa irá transportar pelo menos 40 quilos de material solidário desde Portugal e Espanha até Marrocos, percorrendo depois mais de 5000 quilómetros em solo maioritariamente desértico ou montanhoso.

Bruno Mocinha e José Carvalho são os dois elvenses que aceitaram juntar-se a este desafio, encontrando-se desde Julho de 2019 a preparar a participação neste evento. Esta equipa, que irá percorrer os caminhos de Marrocos numa Renault 4L com mais de 20 anos, contou com a ajuda de várias empresas da região, organizações e comunidade elvense em geral para a concretização das necessidades do projeto. N

Os voluntários contam com o apoio da Nissan Boutigest, Alempack, Artipel, Max Vision, Elvipneus, Creative Led, JMB Racing Team, Rui & Paulo Almeida Lda, Ferramentas Sebastião e Américo Nunes - Comércio de Automóveis. Na recolha de bens solidários receberam ajudas da Comissão de Melhoramento do Concelho de Elvas, da equipa Ialbax, do IP7 Indoor Padel em Évora, da comunidade elvense em geral, e do CRI de Elvas, que disponibilizou um ponto de recolha fixo nas suas instalações. Por fim, contaram ainda com o apoio do Rugby Clube de Elvas e do Elvas Clube Alentejano de Desportos, que doaram bolas de rugby e de futebol, bem como camisolas de ambos os clubes, para as escolas e crianças das regiões por onde o raid solidário passará.

"Conseguimos ao todo juntar mais de 100kg de material solidário. Preparámos tudo em 12 caixas organizadas pelo tipo de material, e ainda fizemos 18 kits de bens (10 mochilas e 8 sacos), cada kit contendo no seu interior material escolar, brinquedos e peças de roupa. O objetivo é entregarmos as caixas nas escolas e locais designados pela organização, e os kits queremos distribuir pelas crianças que vamos encontrar pelo caminho.” declarou Bruno Mocinha.

Para José Carvalho, “é muito gratificante reconhecer não só a prontidão com que as pessoas entraram em contacto connosco, como também a disponibilidade das empresas em ajudarem-nos na concretização deste grande projeto. Os desafios têm sido alguns, mas a pouco e pouco conseguimos chegar ao nosso objetivo, que é termos hoje a nossa Renault 4L pronta e carregada de material solidário para distribuirmos em Marrocos.”.

Este evento irá acontecer entre os dias 15 e 23 de Fevereiro, sendo que a partida está marcada para as 9h30 de dia 14 (sexta-feira), desde Elvas em direção a Algeciras (Espanha), cidade espanhola de onde partirá o ferry-boat em direção a Tanger Med (Marrocos) no dia 15 (Sábado).

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.