6 Fevereiro 2016      17:06

Está aqui

ALENTEJANO VENCE CAIXA EMPREENDER AWARD 2016

Lembra-se do nome Gonçalo Fortes?

O Gonçalo é o jovem alentejano que foi um dos três finalistas do Prémio Nação Inovadora com o seu projeto Prodsmart - um sistema de controlo, gestão e otimização da produtividade direcionado para linhas de manufatura e que pretende acabar com o uso de papel.

Agora, e também já depois de ter sido distinguido no Startup Lisboa Boost by Caixa Capital venceu o Caixa Empreender Award e recebeu 100 mil euros da Caixa Capital.

O Gonçalo começou esta vocação pela mecânica e tecnologia ainda novo, na empresa de eletromecânica do pai, que tinha encontrado a sua vocação e que as ideias que lhe surgiram na cabeça tinham que tornar-se realidade passou algum tempo.

Tem 34 anos e é natural de Évora.  Licenciado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, onde começou a projetar e desenvolver aplicações, criou após terminar a licenciatura a sua primeira empresa - a Crazydog - que estaria na origem da Prodsmart.

O software criado por Gonçalo Fortes equipa hoje fábricas que produzem para marcas como a Audi, Volkswagen, Mercedes, Louis Vuitton, Chanel ou Hermès e que aumenta a produtividade dos trabalhadores ao facultar-lhes, para cada passo, tablet. A eficácia do software desenvolvido é tal que se estima que o desperdício de papel ronde os 75 a 80% e com reflexos na eficiência industrial na ordem dos 10 a 20%.

O objetivo é agora consolidar o mercado nacional e internacional, essencialmente na Alemanha.

Leia aqui a entrevista que o Gonçalo deu ao Tribuna Alentejo em novembro passado.