7 Junho 2016      16:15

Está aqui

ALENTEJANO É PIONEIRO NA CIRURGIA ROBÓTICA PULMONAR

O alentejano Fernando Martelo, natural de Reguengos de Monsaraz (Évora), cirurgião e diretor do serviço de cirurgia torácica do hospital, assistido por Christophe Doddoli, cirurgião francês do serviço de cirurgia torácica do Centro Hospitalar Universitário de Marselha, realizou as duas primeiras cirurgias robóticas pulmonares em Portugal, no Hospital da Luz, em Lisboa. As operações de remoção de dois tumores do pulmão foram realizadas com apoio do sistema de cirurgia robótica Da Vinci, no passado dia 2 de junho.

Fernando Martelo tem participado em diversas intervenções pioneiras, como a realização, no dia 10 de Dezembro de 2013, de duas intervenções cirúrgicas que foram transmitidas em direto, pela primeira vez em Portugal, através de Google Glass.

No que diz respeito ao sistema cirúrgico robótico Da Vinci, o Hospital da Luz Lisboa foi o primeiro a instalá-lo em Portugal, em junho de 2010. Deste então foram realizadas cerca de 700 cirurgias robóticas, 75% das quais na área oncológica, em especial operações a cancros da próstata, rim, bexiga, reto, cólon e fígado. Este hospital é o único a nível nacional com equipas cirúrgicas residentes com larga experiência neste tipo de cirurgias nas especialidades de urologia e cirurgia geral.

1 Comment

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.
Jorge Cruz (não verificado)    3 anos 4 meses
Comentário: 
Caros Senhores Chamo me Jorge Cruz sou alentejano de Ferreira do Alentejo, sou o cirurgião chefe da cirurgia torácica da fundação Champalimaud, sou professor da faculdade de medicina de lisboa e sou o regente da área de cirurgia cardiotorácica do curso de medicina da faculdade de medicina de lisboa. Fui o pioneiro em Portugal da cirurgia torácica vídeo assistida por porta única e fui o pioneiro em 3 de junho de 2016 da cirurgia torácica robótica complexa tendo realizado em Portugal no dia 3/6/16 a primeira lobectomia no tratamento do cancro do pulmão por cirurgia robótica . Os meus cumprimentos Jorge Cruz