13 Abril 2021      13:41

Está aqui

Alcácer vai ter ambulância de Suporte Imediato de Vida, anuncia governo

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal terá disponível no início de setembro uma ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, essa é a “firme convicção” do INEM e da tutela. A novidade foi transmitida ontem pelo presidente daquele instituto, Luís Meira, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em audiência pedida pela deputada socialista Clarisse Campos e na qual também participaram os parlamentares Maria Antónia Almeida Santos, Ivan Gonçalves e Sofia Araújo, eleitos pelo distrito de Setúbal.

As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.

A tripulação da Ambulância de Suporte Imediato de Vida é constituída por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar. Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.

Garantidos por parte da Unidade de Saúde do Litoral Alentejano estão também as instalações e os recursos humanos para a ambulância SIV que vai servir as populações do concelho de Alcácer do Sal, o segundo mais extenso do País.

Recorde-se que, recentemente, foi também anunciado que a requalificação do Centro de Saúde de Alcácer do Sal faz parte do pacote de investimento de 30 milhões de euros que o governo pretende levar a cabo na saúde da região até 2025, com intervenções no Hospital do Litoral Alentejano e em outras unidades, tendo em vista proporcionar melhores condições aos utentes e aos profissionais que ali trabalham.

Imagem de capa de NUNO FERREIRA SANTOS

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.