Está a decorrer um projeto de escavações no núcleo do Porto da Lama, perto de Santa Catarina.
Este projeto, que começou no passado dia 5 e se estende até 17 de abril, conta com a orientação das arqueólogas Margarida Figueiredo e Mariana Nabais e junta um grupo de 11 estudantes de Arqueologia, oriundos de países como Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Canadá, China e Japão, informa o município de Alcácer do Sal, através de comunicado.
No âmbito do projeto, estes alunos estiveram em pontos de interesse do concelho, como o Museu Municipal Pedro Nunes e a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer. Nestes locais, os estudantes foram recebidos e acompanhados pelas técnicas do Setor de Arqueologia, Património e Museus.
Durante a manhã de ontem, quinta-feira (10), os técnicos municipais visitaram também a escavação arqueológica do Porto da Lama, onde tiveram a oportunidade de aferir os trabalhos já realizados naquele local.
Este projeto, que conta com o apoio da autarquia, “engloba não só a realização de sondagens para delimitação do sítio arqueológico, mas também um programa social” para divulgar os museus e sítios arqueológicos, explica ainda o município.
“Deste modo, até ao final do projeto ainda vão ser realizadas conferências relacionadas com diversas áreas como técnicas de escavação, espólio romano e a arqueologia romana do Município de Salácia”, conclui.
Fotografia de jornaloleme.pt