9 Janeiro 2018      15:48

Está aqui

ALCÁCER DO SAL: MILHARES DE FLAMINGOS PROPORCIONAM ESPETÁCULO ÚNICO

Todos os anos, milhares de flamingos passam pela Reserva Natural do Estuário do Sado em busca de alimento. Este mês de janeiro em particular, coincidindo com a preparação das terras para a sementeira do arroz, a zona da Ameira (perto da antiga estação de comboios de Alcácer do Sal) tem registado a presença de um elevado número destas aves pernaltas, proporcionando um espetáculo único natural em tons de rosa, branco e preto.

Os flamingos são aves de bico encurvado, pertencentes à família Phoenicopteridae e à Ordem dos Ciconiiformes. São a ave mais alta da nossa fauna, podendo ultrapassar o metro e meio; alimentam-se de algas e pequenos crustáceos e vivem junto a zonas aquáticas em bandos numerosos. Em Portugal não é conhecido um núcleo oficial de nidificação.

A Reserva Natural do Estuário do Sado, que abrange o concelho de Alcácer do Sal, é um dos pontos de eleição dos flamingos, mas também da cegonha branca, garças, pernas-longas, colhereiros, aves de rapina, patos, guarda-rios, e ainda mamíferos como a lontra-europeia, o saca-rabos, a raposa, o gamo, o texugo e o roaz-corvineiro.