11 Agosto 2024      10:13

Está aqui

Alcácer do Sal inicia nova campanha arqueológica na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos

Os novos trabalhos de escavação na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, localizada no concelho de Alcácer do Sal, começaram no dia 6 de agosto, como parte do projeto SITIMUS. Estes trabalhos arqueológicos contam com a participação de alunos de arqueologia de várias universidades internacionais, que se encontram a frequentar uma Escola de Verão no local. Esta iniciativa, que terá a duração de três semanas, é organizada em parceria com a ArchaeoSpain, uma entidade que colabora na campanha arqueológica.

O projeto SITIMUS visa a preservação e valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos e resulta de uma colaboração entre o Município de Alcácer do Sal, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra. As escavações recebem ainda o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana.

A Villa Romana foi identificada em 1977 durante o alargamento de uma rua na aldeia de Santa Catarina de Sítimos. Contudo, os primeiros trabalhos arqueológicos só tiveram início em 1986, com o objetivo de delimitar a área arqueológica. Após vários anos de interrupção, as escavações foram retomadas em 2006 e 2007, revelando vestígios de duas fases de ocupação que indicam a existência de uma importante Villa Romana.

Até agora, as escavações têm revelado uma ocupação humana na área desde meados do século I a.C. até aos séculos V ou VI d.C. Destaca-se a descoberta de uma grande natatio, uma piscina romana com uma escadaria de acesso, que pode ter feito parte de um complexo termal. Além disso, vestígios de ocupação em períodos islâmico e cristão também foram encontrados, embora ainda não totalmente esclarecidos.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal expressou a intenção de criar um núcleo museológico em Santa Catarina de Sítimos para expor os artefatos encontrados durante as escavações. No ano anterior, na zona do Porto da Lama, também localizada em Santa Catarina de Sítimos, foi descoberto um grande painel de mosaicos que sugere a existência de uma luxuosa residência urbana pertencente a uma família abastada, possivelmente ligada à Villa Romana.

O mosaico encontrado pertencia a um espaço central, possivelmente um átrio, rodeado por áreas de convivência como salas de estar, jantar e escritórios. Além disso, uma área pavimentada em mármore, ainda por escavar, foi também identificada, reforçando a importância da zona de Porto da Lama, que se situava próxima a um ribeiro que permitia a ligação à cidade de Alcácer do Sal.

 

Fonte: alentejo.sulinformacao.pt

Imagem de uf-alcacerdosal.pt