27 Julho 2021      11:01

Está aqui

“Alcácer do Jazz” é o novo festival de Alcácer do Sal e Comporta

Alcácer do Sal e Comporta vão receber, entre 6 e 15 de agosto, um novo festival, o “Alcácer do Jazz”, produzido pela Associação Sons da Lusofonia (ASL), com direção artística de Carlos Martins e promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal ao abrigo do programa Portugal 2020.

A programação do evento conta com espetáculos de Mário Laginha, Carlos Martins, Marta Hugon, Beatriz Nunes, Maria João, Salvador Sobral e o trio Barradas-Toscano-Pereira.

Em comunicado, a autarquia explica que a inspiração deste evento “tem como base as várias culturas que se cruzaram e cruzam em Alcácer, reconhecendo a riqueza da sua diversidade, apostando na celebração do património comum, mostrando o que hoje se faz sem evitar o confronto vivo das linguagens distintas que refletem também distintas identidades coletivas”.

Assim, o “Alcácer do Jazz” foi pensado “de forma a construir fóruns informais de debate, de gosto e de vivências, criando um sentimento de pertença a uma comunidade cada vez mais alargada e inclusiva como é prática nas produções ASL”, e um exemplo disso é a programação central dos concertos e encontros, que tem 50% de mulheres nos elencos.

Além disso, a iniciativa irá promover momentos de encontro com a comunidade e de debate sobre os temas “Música e Cultura Mediterrânea”, “Matemática e Jazz” e o “Jazz nas Filarmónicas” que traz os jovens, de ambos os sexos, da música de Banda para o mundo da improvisação.

Carlos Martins, diretor artístico do evento, afirma que “apostar num Festival de Jazz em Alcácer do Sal é um ato de amor e de resistência feita pela afirmação da Cultura através da apresentação da melhor música improvisada feita em Portugal. Numa altura em que os artistas em geral e a comunidade do Jazz em particular sofre tantas limitações e tantos problemas artísticos e sociais, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal com a ASL souberam pensar num festival que traz grandes vozes do jazz nacional e traz pensadores que têm uma relação concreta com a comunidade local pensando em termos globais”.

A autarquia adianta ainda que todos os eventos integrados na programação “Alcácer do Jazz” são de acesso gratuito mediante lotação dos locais sem necessidade de reserva prévia.