28 Dezembro 2020      10:32

Está aqui

Alandroal reduz fatura da água no próximo ano

A Câmara Municipal de Alandroal conseguiu, pela primeira vez, reduzir o preço dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos, adianta a Rádio Nova Antena.

O presidente da autarquia, João Grilo, garante que esta “é uma boa notícia”, ainda que a redução não seja muito significativa. No entanto, o autarca explica que “representa uma inversão”, uma vez que, até então, todos os anos, o preço a pagar por estes serviços vinha sempre a aumentar.

De acordo com o autarca, “a nossa expetativa é que, ano após ano, se continuarmos a conseguir implementar as medidas que temos estado a colocar em prática, neste setor, ir, sucessivamente, baixando a fatura da água”.

Contudo, devido ao endividamento e ao compromisso com fundos comunitários, o município não é livre de estabelecer os preços ou reduções que entender para o serviço de águas e está obrigado a praticar os preços recomendados pela ERSAR e a ter taxas de cobertura dos serviços de, pelo menos, 90 por cento.

No início do mandato, estas taxas de cobertura eram muito baixas, porém, graças ao investimento realizado e ao esforço de otimização dos recursos, têm vindo a subir. Por exemplo, a taxa de cobertura nos resíduos urbanos subiu para 110 por cento, o que permite, para 2021, compensar os munícipes com uma redução deste preço em dez por cento na tarifa fixa e entre 20 e 31 por cento na tarifa variável.

O município esclarece ainda que esta redução seria ainda maior se não tivesse sido aprovada para o próximo ano, pela Agência Portuguesa do Ambiente, o aumento significativo da Taxa de Gestão de Resíduos. A redução das tarifas de resíduos urbanos permitirá compensar esse agravamento, e ainda uma redução efetiva nos custos na faturação dos clientes, nesse serviço.

Assim, a fatura que os munícipes recebem em casa reflete os preços dos três serviços (água, saneamento e resíduos urbanos) e, como os dois primeiros não se alteram, o valor global a pagar por mês sofre uma redução em relação a 2020.

Adicionalmente, a disponibilização de uma fatura eletrónica poderá também vir a permitir uma maior redução do valor a pagar, todos os meses, na fatura da água. Para isso, os interessados em receber a fatura digital terão de facultar um endereço de email ao município.