13 Abril 2020      16:24

Está aqui

Alandroal quer todo a concelho a produzir máscaras reutilizáveis

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal

Com a mais que provável generalização da utilização de máscaras para proteção à propagação do Covid-19, o município do Alandroal está apostado a instalar no concelho uma campanha de produção doméstica de máscaras reutilizáveis.

João Grilo, Presidente daquela autarquia alentejana considera haver alguma falta de informação assim como limitações no uso destes equipamentos por falta de resposta do mercado ou pelos altos preços praticados, daí a estratégia adotada pelo município. "É preciso encontrar uma resposta fácil e económica, na esfera local, que retire pressão sobre a resposta que a indústria tem que dar às necessidades dos profissionais de saúde", considera o autarca.

Assim, o município vai lançar uma campanha de produção doméstica de máscaras reutilizáveis de forma voluntária para ajudar a responder às necessidades do concelho.

A iniciativa, designada de “Máscaras Para Todos – Alandroal”, parte de propostas de modelos e materiais do Ateliê de Costura do Pólo do Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca (elaboradas em harmonia com o parecer do Concelho de Escolas Médicas Portuguesas) e envolve a Rede Social, os CLDS, a Academia do Sucesso, as associações jovens e outras associações do concelho com o objetivo de fornecer a toda a população que se voluntariar os meios para produzir as suas próprias máscaras (no caso de pessoas dos grupos de risco) e as que o município necessita para distribuir por todas as entidades e outras situações de contato público de proximidade.

"Vamos continuar a disponibilizar equipamento de proteção individual certificado a todos os profissionais cujas funções justificam esse cuidado, como os profissionais de saúde, os bombeiros e alguns outros profissionais, mas queremos ter uma resposta mais económica para outras situações mais do dia a dia que ajudem a diminuir os riscos de propagação da doença onde os mesmos não são aparentes. Temos muitas solicitações e, ao mesmo tempo, muita gente com vontade de ajudar. O que estamos a fazer é coordenar recursos e vontades para encontrar as respostas, ter um concelho mais unido, mais solidário, com objetivos comuns, a proteger-se a si próprio, com o que cada um pode dar a este combate, de uma forma económica e em proximidade! É este o desafio que coloco a todos os que queiram ajudar. Quanto mais gente tivermos a colaborar, mais longe poderemos chegar.” adianta João Grilo.

O município começa, esta semana, junto do comércio local e espaços de atendimento ao público, uma campanha para o bom uso de equipamento individuais de proteção em espaços fechados e em contato com o público que inclui a entrega de um kit básico.

Em paralelo, está envolvido num projeto solidário de produção de viseiras também para distribuição local.