12 Novembro 2017      17:10

Está aqui

ALANDROAL QUER JUROMENHA NO REVIVE

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal - um concelho com três castelos - é uma antiga fortaleza raiana, com um papel fulcral nas guerras contra Espanha e é um Imóvel de Interesse Público. Situada nas margens do Guadiana, as suas primeiras muralhas foram construídas por ordem de Júlio César no período da ocupação romana, em 44 a. C.

A fortaleza chegou a integrar a lista de monumentos ao abrigo do Programa Revive. Foi alvo de um projeto de resolução do PSD na Assembleia da República, em julho, por iniciativa do deputado do PSD por Évora, António Costa da Silva. O projeto de resolução previa a integração do monumento no Revive e foi aprovado no Parlamento, com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP e PS e os votos contra do BE, PCP e PEV e abstenção do PAN, mas, por questões burocráticas, foi retirada da lista do Revive.

No entanto, João Grilo - autarca socialista recém-eleito -  acredita que a Fortaleza de Juromenha fará parte do programa Revive já em 2018, processo no qual o deputado socialista, Norberto Patinho, está também profundamente envolvido, invidiando os contactos e esforços para que tal venha a acontecer.

O programa Revive foi lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia e prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados, sendo que o programa Revive integra já sete imóveis em todo o Alentejo, e que o distrito de Portalegre é o distrito nacional com mais imóveis afetos a este programa.

No entanto a autarquia de Alandroal não vai ficar à espera de braços cruzados e está também a tentar a integração de Juromenha na candidatura conjunta “Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola”, que pretende ser Património Mundial da UNESCO, e que inclui as também alentejanas Marvão e Elvas, além de Valença e Almeida.

 

Imagem de mudalandroal.blogspot.pt