8 Junho 2022      09:24

Está aqui

Alandroal inaugura primeira praia fluvial do concelho

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal

A primeira praia fluvial do concelho de Alandroal vai abrir já amanhã, quinta-feira, com Bandeira Azul, nas margens da albufeira de Alqueva, resultante de um investimento de um milhão de euros.

Em declarações à agência Lusa, João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, afirma que “a principal característica desta praia é que ainda transmite um bocadinho do que era o Vale do Guadiana”.

Para o autarca, a nova zona balnear tem “a particularidade” de se situar “em frente à praia de Cheles”, do lado de Espanha, pelo que “um dos atrativos” futuros será a “movimentação de pessoas de um lado para o outro”.

Localizada nas Azenhas d’El Rei, perto da aldeia de Montes Juntos, a nova praia tem um areal de 148 metros, além de infraestruturas de apoio, como restaurante, balneários e casas de banho, parque de merendas, zona de lazer e ancoradouro.

O projeto englobou um investimento total de cerca de 700 mil euros, incluindo um apoio de 300 mil euros do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, a que acrescem 300 mil euros para a criação de acessibilidades.

“É um investimento para o turismo e lazer, que, muitas vezes, se pensa que é secundário, mas, para um concelho como este, não é, porque atrás do turismo vem a dinamização económica da região”, sublinhou o presidente.

Segundo João Grilo, a criação desta nova zona balear, que se constitui como “o primeiro polo da Estação Náutica do Alandroal”, já “valorizou muito as habitações nas aldeias próximas, nomeadamente Monte Juntos e Ferreira de Capelins”.

O autarca destaca ainda como esta praia “é a primeira do concelho”, e que o município quer construir “pelo menos mais uma e um centro náutico”, pois “o Plano de Ordenamento do Alqueva permite três áreas recreativas e de lazer” no concelho.

Note-se que a nova zona balnear, cuja cerimónia de inauguração está marcada para quinta-feira, às 10:00, ostenta o galardão da Bandeira Azul, que foi atribuído pela Associação Bandeira Azul Europa (ABAE) antes de entrar em funcionamento.

É ainda de lembrar que, também no Alqueva, mas mais a sul, no concelho de Moura, vai “nascer” uma outra praia fluvial, cujo investimento ultrapassa 1,3 milhões de euros, com apoio do programa operacional regional Alentejo 2020.

Com um prazo de execução de 180 dias, a empreitada para a construção desta praia fluvial, que integra o projeto da Estação Náutica de Moura, já foi adjudicada à empresa que venceu o concurso público. Os trabalhos adjudicados incluem, além da praia, a instalação de uma piscina flutuante com zona de estar periférica, acessos ao plano de água e qualificação do espaço exterior como zona de lazer.

 

Fotografia de aquapolis.com.pt