6 Março 2019      12:33

Está aqui

Alandroal: Carlos Miguel inaugura a Mostra Gastronómica do Peixe do Rio

Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais

A X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio em Alandroal merece honras de Estado, com a visita do Secretário de Estado das Autarquias Locais para presidir à sessão oficial de abertura, que se realiza no próximo dia 09 de Março, pelas 10h30, na Feira da Mostra, no castelo de Alandroal.

A X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio do concelho de Alandroal vai decorrer de 8 a 17 de Março de 2019 e é um evento que oferece, aos locais e aos visitantes, uma experiência única de contacto com os sabores do Guadiana e de Alqueva, distribuídos por 15 restaurantes e 6 cafés aderentes de todo o concelho.

A mostra volta a ter a colaboração do Chef José Júlio Vintém, um dos mais conceituados chefs alentejanos da atualidade e um profundo conhecedor da gastronomia do peixe do rio, e conta com a participação de outros chefs convidados. Mas a oferta não se esgota na gastronomia.

Na Feira da Mostra, que decorre no interior do castelo (dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17), é possível encontrar tasquinhas com petiscos inspirados no peixe do rio, uma Feira de Vinhos do Guadiana, produtos da bolota, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos de exclusiva produção local. Há sessões de showcooking, passeios pedestres, provas desportivas, tertúlias, conferências e um capítulo da Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, parceira do evento.

Há animação cultural todos os dias da feira com destaque para as atuações de Fábia Rebordão (sábado, dia 9) e Nuno Barroso (sábado, dia 16). Mediante inscrição prévia, é possível participar no “Roteiro do Petisco” para percorrer, num só dia, todas as tascas e tabernas do concelho e que já atraiu dezenas de participantes na última edição.

Este ano o município lança ainda a primeira edição do concurso de gastronomia “O Peixe Lá de Casa” que convida os munícipes a mostrarem os seus talentos na preparação do peixe do rio e que conta com um júri composto por três Chefs conceituados. Os prémios são aliciantes. Os alojamentos turísticos oferecem programas especiais para estes dias, alguns deles em articulação com os restaurantes de modo a oferecer pacotes que incluem dormidas e refeições.

O evento tem uma componente solidária. A receita da venda de ervas aromáticas de produção local, em todos os locais aderentes e no comércio local, reverte para uma IPSS do concelho para o apoio às crianças institucionalizadas. O município assumiu ainda que este será o primeiro de todos os seus eventos futuros livre de plásticos descartáveis.

A mostra termina, como sempre, com uma “Caldeta para Todos” no interior do castelo, com a colaboração de cozinheiros locais. Um momento de celebração da gastromonia mais típica do peixe do rio que junta centenas de pessoas.

Todos os eventos da Mostra têm entrada livre (excepto o “Roteiro do Petisco”), mas alguns requerem inscrição prévia. Recomenda-se a consulta da página da internet do município para informações detalhadas.

Para o autarca alandroalense a mostra é muito mais do que a soma de todas estas partes. “É um concelho que se mostra e se prepara para bem receber. É, acima de tudo, a expressão viva da tradição associada à inovação. É a face mais visível de um trabalho de valorização dos recursos endégenos, de criação de projetos de vida associados às tradições milenares e de dinamização da atividade económica de um concelho com base no que tem de único e irrepetível”, afirma João Grilo.

 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.