A Câmara Municipal de Alandroal acaba de criar um novo regulamento municipal, “Alandroal Escola +”, que introduz alterações significativas no número, valor e âmbito dos apoios de ação social escolar, prémios de mérito a bolsas de estudo para o ensino superior, com “efeitos já no presente ano letivo”.
Em comunicado, a autarquia explica que as bolsas de estudo para o ensino superior “deixam de ter um número máximo a atribuir”, passando o seu valor “a ser igual ao do salário mínimo nacional, ficando indexado a este sempre que for atualizado em cada ano”.
Quer isto dizer que o valor unitário das bolsas “passa já de 705 para 820 euros, o que corresponde a um aumento de 14% num só ano”.
Além disso, de acordo com o município, “todos os alunos do concelho com aproveitamento passam a ser elegíveis para atribuição de bolsa, sem necessidade de análise da situação socioeconómica”.
As bolsas para o ensino superior, que “já incluíam o primeiro e segundo ciclos de estudos, mesmo que em diferentes áreas”, vão agora passar “a abranger os alunos que os realizem no espaço da União Europeia e não apenas no território nacional”, acrescenta a mesma fonte.
No ano letivo 2023-24, o município atribuiu 62 bolsas, correspondentes a um investimento de 43.710 euros.
Ainda no âmbito do novo regulamento, “passou a ser considerado que os prémios de mérito para os melhores alunos de cada ciclo possam ser mais de três deixando, assim, de existir critérios para desempate”.
Por fim, a autarquia diz pretender ainda, “em cada ano, criar momentos para informar os bolseiros sobre as oportunidades de carreira futuras no concelho e ouvir os estudantes em relação ao que sentem ser necessário para construírem o seu percurso de vida no concelho”.
Fotografia de facebook.com