30 Maio 2023      10:17

Está aqui

AICEP e ADRAL em Londres para angariar novos negócios para o Alentejo

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e a aicep Global Parques, em parceria com a EllaLink e o Start Campus, irão estar presentes de 30 de maio a 1 de junho na Submarine Networks EMEA, em Londres.

Em comunicado, as entidades referem que o “grande objetivo” desta ação, realizada no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, passa por “atrair a amarração de mais cabos submarinos transoceânicos de telecomunicações para o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub”.

Assim, Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, e Daniel Janeiro, da ADRAL, vão “apresentar as vantagens estratégicas do hub digital de Sines às maiores empresas tecnológicas do mundo, que estão a planear e a desenvolver novas redes de telecomunicações globais, via cabos submarinos”, adianta o mesmo comunicado.

As entidades recordam que o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, num investimento acima dos 5 835 milhões de euros, se localiza na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, e iniciou a sua atividade em outubro de 2019, visando a “criação de um hub habilitador de uma economia de dados em Portugal, cumprindo os desígnios governamentais de aposta na dupla transição energética e digital”.

Segundo Filipe Costa, citado no comunicado, “trabalhamos para que Portugal tenha, em Sines, um hub global da economia de dados. Já contamos com a Estação de Amarração de Cabos da ‘EllaLink’, está em construção o maior centro de dados verde da Europa, o ‘Start - Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus’; e estão a progredir as ligações terrestres de Sines à Europa, como a recentemente anunciada pela EXA Infrastructure”.

Já João Maria Grilo, presidente da ADRAL, afirma que “a participação da iniciativa Invest In Alentejo na Submarine Networks EMEA, em Londres, com o nosso parceiro e acionista aicep Global Parques, permitirá dar visibilidade à região Alentejo e ao Sines Tech Innovation and Data Center Hub, um ativo nacional estratégico para o crescimento da economia nacional, num setor inovador e sustentável – e, ainda, desenvolver sinergias com os diversos players no setor dos cabos submarinos”.

A participação na Submarine Networks EMEA insere-se no âmbito do Eixo Digital, da iniciativa Invest in Alentejo, um projeto liderado pela ADRAL, e financiado pelo Programa Alentejo 2020, com “a missão de reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI)”.