19 Agosto 2016      18:15

Está aqui

AFONSO HENRIQUES REGRESSA A SERPA

Desde ontem – e até domingo – Afonso Henriques está de regresso a Serpa (Beja).

É a IX Feira Histórica e Tradicional e que transportará Serpa para os tempos do primeiro rei de Portugal, lá por épocas de 1166 – há 850 anos - quando as hostes lusitanas de Afonso Henriques, apoiado por Geraldes Sem Pavor, fizeram uma incursão a sul do Tejo, nomeadamente esta, ao longo do Guadiana, e da qual surgiram várias conquistas importantes e que pretendiam ser pontos estratégicos de defesa face ao enorme poderia da cidade – então muçulmana - de Badajoz e que os portugueses não conseguiram conquistar, em 1169, devido à aliança entre o Emir muçulmano da cidade e Fernando II de Leão, primo afastado de Afonso Henriques.

É este clima de conquista e de mistura de culturas que se pode sentir em Serpa este fim de semana que conta também com oficinas de danças mouras, de culinária, de caligrafia, de ferreiros etc. além de torneios à moda da época.

Num tom mais formal, nas palestras serão debatidos temas como “Andam 'Mouros por aí - Serpa e o Sul nas Vésperas de D. Afonso Henriques" por Fernando Branco Correia, "D. Afonso Henriques e a 1.ª Reconquista do Alentejo", por Pedro Barbosa, e "Judaísmo - Identidade e Memória no Alentejo", por Carolino Tapadejo.

A organização cabe à Câmara de Serpa - com o apoio e parceria de diversas instituições – e o prato forte são as recriações históricas com um mercado, espetáculos, animação, palestras e oficinas gratuitas para todas as idades.

 

Imagem daqui