2 Julho 2022      12:04

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Aeroporto no Montijo e Alcochete? Então e Beja?

Assim sem mais nem menos, o Governo decide avançar já com um aeroporto complementar à Portela no Montijo, e pretende iniciar também para a construção de uma nova infraestrutura em Alcochete, que deverá entrar em funcionamento em 2035, substituindo o atual Aeroporto Humberto Delgado. Não estamos a falar de 1, mas de 2 aeroportos. Somos um país riquíssimo, agora já não tenho quaisquer dúvidas!

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, que tem a tutela do aeroporto, já terá deixado cair o concurso de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) ganho por um consórcio que tem uma empresa participada pelo Estado espanhol e vai lançar um novo para a construção imediata de uma infraestrutura complementar no Montijo e início dos trabalhos de um novo aeroporto de raiz em Alcochete para substituir a Portela no prazo de 10 a 15 anos.

Estamos a falar do mesmo Ministro das Infraestruturas que, há bem pouco tempo, dizia que esta nunca seria a solução. Parece o anedotário nacional. Como é que uma decisão tão estruturante para o País é efetuada desta forma? Alguém consegue compreender a amplitude desta decisão? Parece uma daquelas mentiras do 1 de Abril.

Para quem queria esperar pelo congresso do PSD, para poder discutir uma solução em conjunto com o novo líder do maior da oposição, custa a perceber esta decisão. Estamos a precisamente a 2 dias da realização do congresso do PSD. A arrogância é tenta que nem disfarçam. Isto não é de doidos?!

Repare-se bem: O aeroporto do Montijo só deverá funcionar como aeroporto complementar à Portela enquanto Alcochete estiver a ser construído e de forma a resolver os problemas de capacidade da atual infraestrutura. A mesma será desmantelada quando o novo aeroporto de Alcochete estiver em funcionamento. Isto é mesmo coisa de ricos!

A sensação que dá é que o Governo, com a cobertura da sua maioria absoluta, faz o que lhe apetece. Esta é daquelas decisões que ´´cheira a esturro´´. Quando surgem estes negócios de milhões e mais milhões, completamente desajustados da realidade, dá sempre a sensação que existem muitos interesses por detrás. Talvez desta vez esteja enganado!

Apesar do recuo sobre a decisão tomada, nada indicia que não venha a ser esta a posição definitiva do Governo. A ver vamos!

Eu sou daqueles que defende a plena utilização do Aeroporto de Beja. Os investimentos em falta para que este projeto funcione (essencialmente para as companhias low coast, estacionamento e reparações de aviões), sobretudo na ferrovia ajustada a uma nova realidade, são claramente diminutos e facilmente exequíveis. Estamos a falar de intervenções financiadas por fundos comunitários, com apoios a 85% a subsídio não reembolsável (fundo perdido). 

Dessa forma, estaríamos a apostar claramente na coesão territorial. Uma infraestrutura desta natureza a funcionar na sua plenitude, numa cidade do interior do País, seria efetivamente um investimento que provocaria uma forte mudança e faria toda a diferença. 

Nada como um Governo com uma maioria absoluta para tomar a decisão em colocar o aeroporto de Beja como complementar ao Aeroporto Humberto Delgado. Isso sim, seria uma decisão histórica e corajosa.

Moral da história, sabemos que o Primeiro-Ministro desautorizou o Ministro das Infraestruturas sobre a decisão tomada. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos…