7 Março 2022      11:25

Está aqui

Adega Cartuxa fatura 20 milhões de euros em 2021

João Teixeira, diretor de vendas e marketing da Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), proprietária da Adega Cartuxa em Évora, fechou o ano de 2021 com 20 milhões de euros de faturação, quase 7% acima do máximo de sempre obtido em 2019.

De acordo com o Dinheiro Vivo, o crescimento no mercado do Brasil ajudou a ultrapassar as perdas de 2020. João Teixeira, diretor de vendas e marketing da FEA, afirma que “é verdade que as exportações de vinho cresceram em 2020 e que há muito a perceção de que se consumiram mais vinhos em casa, mas não deixa de ser uma meia verdade. Houve muitos produtores que, com a restauração fechada e não tendo o canal dos supermercados bem trabalhado, tiveram grandes quebras. Até porque, muitos dos mercados de exportação, num primeiro momento, em 2020, estiveram também fechados”.

Neste sentido, e com metade das vendas das marcas da Adega Cartuxa asseguradas pela restauração e hotelaria, o responsável classifica 2020 como um ano “especialmente difícil”, com o volume de negócios a cair 25%. Uma quebra minimizada pelo crescimento de 18,8% nos mercados externos, o qual resultou, quase em exclusivo, do desempenho no mercado brasileiro, onde a Adega Cartuxa tem uma posição “muito relevante, no top 3, em valor, dos vinhos portugueses”.

Em 2021, o crescimento no Brasil continuou a fazer-se a dois dígitos, a par de acréscimos significativos nos EUA, no mercado comunitário e Reino Unido. Contudo, França e Suíça foram mercados que cresceram a dois dígitos em 2021 e a Bélgica a três.

No total, as exportações aumentaram 30% face a 2020 e 49% comparativamente a 2019. Valem 40% das vendas totais da Cartuxa, com o Brasil a representar 60% disso. Ou seja, dos cerca de oito milhões de euros exportados, cerca de 4,8 milhões são assegurados pelo Brasil. A Adega Cartuxa é o primeiro exportador em volume e valor para o mercado brasileiro, respondendo por 11% das vendas totais de vinhos alentejanos para esse país.

 

Fotografia de dinheirovivo.pt