20 Março 2020      12:39

Está aqui

A verdadeira vacina és TU

Este não é um título original, não é meu. Mas é verdade e pode ajudar a perceber o que está em causa nos estranhos dias que vivemos. Esta é uma crise mundial, económica e humana, sem igual na era moderna.

Se estes tempos de crise trazem à tona o melhor sentimento de fraternidade e de humanismo, também é verdade que enfatiza a estupidez humana.

Há, pela net, toda uma nova corrente de especialistas com base em algo quase tão como mau como o Covid-19: o “Covi-dizer”.

Por entre os idiotas que resolveram sair do armário há de tudo, os que criticam tudo e todos, sem saber do que falam, os que só vêem parte do problema, os que “a culpa é do Marcelo”, “é do Costa”, “é dos chineses”, “é do Trump”, enfim, é de todos, menos deles.

Mas há piores. Há aqueles que dizem à boca cheia barbaridades como “Só morrem os velhos, não estão cá a fazer nada. Há velhos a mais a viver de reformas” ou a insistência absurda do “é só uma gripe mais forte” ou “isto é tudo mentira e há qualquer coisa escondida”, ou os que, como Trump, insistem que o vírus é chinês, e afinal, são os chineses que, depois de tudo o que passaram, têm estado a ajudar todos quanto podem

Para estes, se as previsões surreais de vítimas mortais não é suficiente, ponham os olhos na Itália, onde, na cidade de Bérgamo, se têm realizado 2 funerais por hora.

A natureza tem regenerado, tem feito um “reset” àquilo que tem sido a destruição progressiva pela mão humana.

Abusámos do planeta. Abusámos uns dos outros. Éramos livres, éramos felizes e não sabíamos. Demos valor ao material, esquecemos aquilo que, hoje, é essencial.

O mundo, com raras exceções a alguns ditadorzecos de trazer por casa, tem estado unido na busca de soluções. Há grupos de voluntários a auto-organizarem-se para ajudar quem mais precisa, seja de que modo for. Na Tailândia, mais de 100 mil monges rezaram em conjunto pela Humanidade. Os profissionais de saúde e os especialistas trabalham em contra-relógio, horas a fio, e estão a fazer um trabalho fenomenal no desenvolvimento de vacinas em tempo recorde. Precisam ganhar tempo. Precisamos de lhes dar tempo.

Para ganhar tempo, e para tudo isto acabar quanto antes, para já, a melhor vacina és tu!

Fica em casa!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.